O processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira Reportar como inadecuado




O processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Cristina Ferreira ;RACRevista de Administração Contemporânea 2006, 10 4

Autor: Katia Maria Felipe Estol

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Felipe Estol, Katia Maria; Ferreira, Maria Cristina O Processo Sucessório e a Cultura Organizacional em uma Empresa Familiar Brasileira RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
10, núm.
4, outubro-dezembro, 2006, pp.
93110 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84010405 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O Processo Sucessório e a Cultura Organizacional em uma Empresa Familiar Brasileira Kátia Maria Felipe Estol Maria Cristina Ferreira RESUMO O estudo investigou a relação entre o processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira, estabelecida há 23 anos no ramo de distribuição de alimentos, bebidas e produtos de limpeza, a qual foi dividida em três unidades para atender aos propósitos da pesquisa. Na unidade 1, a administração dos negócios era compartilhada pelo filho do dono e fundador e por um diretor regional com larga experiência na organização.
Na unidade 2, a administração era compartilhada pelo filho do fundador e por um diretor regional recrutado no mercado para o cargo. A unidade 3 estava sendo gerenciada pelo filho do fundador com a presença direta dele, que ainda participava dos processos decisórios.
Um total de 197 trabalhadores pertencentes às três unidades responderam a um questionário destinado a avaliar suas percepções sobre os valores e práticas que tipificavam a organização.
Os resultados indicaram que as percepções dos membros da unidade cujo gerenciamento e...





Documentos relacionados