Gastos sociais e crise do capital Reportar como inadecuado




Gastos sociais e crise do capital - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

INNOVAR. Revista de Ciencias Administrativas y Sociales 2008, 18 32

Autor: Carlos Alberto Ferreira Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



INNOVAR.
Revista de Ciencias Administrativas y Sociales ISSN: 0121-5051 revinnova_bog@unal.edu.co Universidad Nacional de Colombia Colombia Ferreira Lima, Carlos Alberto Gastos sociais e crise do capital INNOVAR.
Revista de Ciencias Administrativas y Sociales, vol.
18, núm.
32, julio-diciembre, 2008, pp. 9-26 Universidad Nacional de Colombia Bogotá, Colombia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81803202 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Gastos sociais e crise do capital Carlos Alberto Ferreira Lima* resumo O trabalho Gastos sociais e crise do capital apresenta a questão dos gastos orçamentários como produto das lutas de classe que ocorrem na sociedade capitalista.
Fazemos uma leitura desses gastos nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva.
É constatada uma diminuição dos gastos sociais públicos e, portanto, a piora da realidade vivida pelos trabalhadores brasileiros.
As cidades, as megalópoles, são vistas como lugar privilegiado em que a clivagem social, inerente à sociedade capitalista, se manifesta de forma clara por meio do Estado paralelo que se reproduz com o narcotráfico, outro ingrediente necessário à dinâmica societária.
A questão relativa aos impostos, nos últimos anos, é objeto de análise e, através de sua análise, verificamos que parte substantiva dos mesmos são pagas pelos trabalhadores assalariados e que tal fato significa uma transferência de renda para o Estado e para os proprietários do capital.
A dívida pública é apresentada, assim como a inflação, necessária e imanente à dinâmica do mundo do capital.
Concluímos a análise sobre os gastos sociais ao tratarmos do superávit primário e da lei de responsabilidade fiscal...





Documentos relacionados