Análise da atenuação de ruído de protetores auriculares Reportar como inadecuado




Análise da atenuação de ruído de protetores auriculares - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Renata Fernandes Ferreira Ciote ; Jabra Haber ;Exacta 2005, 3

Autor: Fernando Alves Ciote

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Exacta ISSN: 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Alves Ciote, Fernando; Fernandes Ferreira Ciote, Renata; Haber, Jabra Análise da atenuação de ruído de protetores auriculares Exacta, núm.
3, 2005, pp.
71-77 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81000307 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos Análise da atenuação de ruído de protetores auriculares Fernando Alves Ciote Graduado em Engenharia Civil – Uninove. fciote@ig.com.br, São Paulo [Brasil] Renata Fernandes Ferreira Ciote Graduada em Engenharia Civil – Uninove. renata.ciote@telefonica.com.br, São Paulo [Brasil] Jabra Haber Doutor em Engenharia de Produção – USP; Professor na pós-graduação – Uninove. jabra@uninove.br, São Bernardo do Campo [Brasil] Este artigo analisa a situação atual dos Protetores Auriculares (PAs) utilizados no Brasil.
Inicialmente, serão apresentados alguns conceitos sobre Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (Pairo) e PA; a seguir, serão discutidos os parâmetros envolvidos na determinação da atenuação de ruído dos PAs bem como as normas utilizadas para determinação dos níveis de atenuação de ruídos em laboratórios.
Finalmente, serão apresentados os aspectos legais que determinam o fornecimento e fabricação dos PAs e a situação atual do problema de atenuação do ruído no país. Palavras-chave: Atenuação.
Audição.
Insalubridade. Protetores auriculares.
Ruído industrial. Exacta, São Paulo, v.
3, p.
71-77, 2005 71 1 Introdução O PA é uma barreira física que pode ser introduzida diretamente no canal auricular externo, Apesar de o Instituto Nacional de Seguridade na entrada do ...





Documentos relacionados