Centralidades e governança na área metropolitana de são paulo: dilemas do regionalismo diante do desenvolvimento terciário nas cidades Reportar como inadecuado




Centralidades e governança na área metropolitana de são paulo: dilemas do regionalismo diante do desenvolvimento terciário nas cidades - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Exacta 2005, 3

Autor: Rosa Puchala

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Exacta ISSN: 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Puchala, Rosa Centralidades e governança na área metropolitana de São Paulo: dilemas do regionalismo diante do desenvolvimento terciário nas cidades Exacta, núm.
3, 2005, pp.
49-61 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81000305 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos Centralidades e governança na área metropolitana de São Paulo: dilemas do regionalismo diante do desenvolvimento terciário nas cidades Rosa Puchala Doutora em Planejamento Urbano e Regional – USP; Professora na graduação – Uninove. rosapuchala@terra.com.br, São Paulo [Brasil] Este artigo aborda a reestruturação de áreas urbanas centrais no recente processo de desenvolvimento do setor terciário na área metropolitana de São Paulo, com o objetivo de investigar a influência das políticas de governos locais, da competitividade entre cidades e do novo regionalismo na chamada dispersão urbana, que procura caracterizar o processo de fragmentação política e territorial entre governos e cidades e seu significado para a governança local e regional.
Quanto à governança local, o artigo propõe resgatar algumas referências importantes do urbanismo contemporâneo, incluindo o urbanismo pós-moderno, o planejamento estratégico de cidades e o novo regionalismo.
Por outro lado, no tocante à governança regional que envolve diversos níveis de governo e cidades, pretende investigar o sentido estratégico da política regional para o desenvolvimento de áreas centrais e a competitividade global do conjunto da área metropolitana. Palavras-chave: Centralidades.
Competitividade global. Governança...





Documentos relacionados