A razão áurea e os padrões harmônicos na natureza, artes e arquitetura Reportar como inadecuado




A razão áurea e os padrões harmônicos na natureza, artes e arquitetura - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Exacta 2005, 3

Autor: Maira Mendias Lauro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Exacta ISSN: 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Mendias Lauro, Maira A razão áurea e os padrões harmônicos na natureza, artes e arquitetura Exacta, núm.
3, 2005, pp.
35-48 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81000304 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos A razão áurea e os padrões harmônicos na natureza, artes e arquitetura Maira Mendias Lauro Mestranda em Educação [Ensino de Ciências e Matemática] – USP; Professora na graduação – Uninove. mairaml@terra.com.br, São Paulo [Brasil] Os antigos gregos consideravam mais harmoniosos e belos os retângulos que estivessem numa proporção conhecida como áurea.
O templo grego Partenon, construído no século V a.C., talvez seja o exemplo mais emblemático do emprego dessa proporção que revela a preocupação em realizar obras de extrema harmonia.
Esse critério estético atravessou os séculos e é adotado, ainda hoje, por alguns artistas.
Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns exemplos do emprego dessa proporção nas artes, nas obras arquitetônicas e também na natureza e nas proporções do corpo humano, demonstrando a presença da Geometria no mundo à nossa volta. Palavras-chave: Padrões harmônicos.
Pentagrama. Razão áurea.
Retângulo áureo. Exacta, São Paulo, v.
3, p.
35-48, 2005 35 1 Introdução ou de ϕ para 1, como veremos mais adiante.
Esse retângulo é considerado como o mais agradável A Geometria possui dois grandes tesou- aos olhos.
Muitos trabalhos famosos de arquitetu- ros: um é o Teorema de Pitágoras; o outro ra e arte, tais como o Partenon grego, a catedral de a Proporção Áurea.
Podemos comparar Chart...





Documentos relacionados