O uso do tabaco entre os universitários de enfermagem da universidade do estado do rio de janeiro uerj Reportar como inadecuado




O uso do tabaco entre os universitários de enfermagem da universidade do estado do rio de janeiro uerj - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Mariana Freire Craveiro ; Patrícia Rodrigues da Rocha ; Gertrudes Teixeira Lopes ;SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2005, 1 2

Autor: Karen dos Santos Matsumoto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil dos Santos Matsumoto, Karen; Freire Craveiro, Mariana; Rodrigues da Rocha, Patrícia; Teixeira Lopes, Gertrudes O uso do tabaco entre os universitários de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
1, núm.
2, 2005, p.
0 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80310205 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O USO DO TABACO ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) Karen dos Santos Matsumoto1; Mariana Freire Craveiro2; Patrícia Rodrigues da Rocha3; Gertrudes Teixeira Lopes4 Resumo O estudo refere-se ao hábito de fumar entre alunos de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivos identificar os fatores que estimulam o uso de tabaco e verificar a sua incidência entre esses alunos.
Trata-se de estudo descritivo quantitativo que investigou 213 estudantes do 1º ao 9º período, de abril a dezembro de 2004, mediante aplicação de um questionário.
Os resultados demonstraram que 42% dos alunos experimentou o fumo alguma vez na vida, porém, a maioria desses (73%) não continuou o uso.
Dos que continuaram (26%), 65% iniciou entre 16 e 20 anos de idade, e 53% desenvolveu o hábito por curiosidade e desejo de fumar. Palavras–chave: enfermagem, estudantes de graduação, hábito de fumar THE USE OF TOBACCO AMONG UNDERGRADUATE STUDENTS OF NURSING AT UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Abstract The research analyzes smoking habi...





Documentos relacionados