A arte enquanto possível direção do tratamento na clínica da psicose: relato de caso Reportar como inadecuado




A arte enquanto possível direção do tratamento na clínica da psicose: relato de caso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2006, 2 2

Autor: Melina Del¿Arco de Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil Del¿Arco de Oliveira, Melina A arte enquanto possível direção do tratamento na clínica da psicose: relato de caso SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
2, núm.
2, 2006, p.
0 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80320206 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A ARTE ENQUANTO POSSÍVEL DIREÇÃO DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE: RELATO DE CASO Melina Del’Arco de Oliveira1 Resumo Em um CAPS para usuários de álcool e drogas, um paciente psicótico de 29 anos apresenta importante comorbidade e se endereça a um trabalho terapêutico com a arte.
Na oficina de arte, ele reconstrói um personagem do mundo futebolístico e restaura seus projetos e inserção social.
À luz da teoria lacaniana, o analista testemunhou essa produção de modo que o próprio sujeito pôde significá-la em busca de sentidos para si.
Dessa forma, a arte pode contribuir para a reconstituição de sentidos para o sujeito psicótico e a exposição da obra artística pode expurgar o anonimato do sujeito ao inscrevê-lo no público, desviando o olhar estigmatizante do Outro. Palavras-chave: psicose, abuso de drogas, psicanálise, terapia pela arte, relato de caso LA ARTE COMO POSIBLE DIRECCIÓN DEL TRATAMIENTO EN LA CLÍNICA DE LA PSICOSIS: RELATO DE CASO Resumen En un Centro de Atención Psicosocial para usuarios de alcohol y drogas, un paciente psicótico de 29 años presenta una importante comorbilidad y se dirige a un trabajo terapéutico con la arte.
En la oficina de arte, reconstruye un p...





Documentos relacionados