Levantamento dos motivos e dos responsáveis pelo primeiro contato de adolescentes do ensino médio com substâncias psicoativas Reportar como inadecuado




Levantamento dos motivos e dos responsáveis pelo primeiro contato de adolescentes do ensino médio com substâncias psicoativas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Manoel Antônio dos Santos ;SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2006, 2 2

Autor: Elisângela Maria Machado Pratta

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil Machado Pratta, Elisângela Maria; dos Santos, Manoel Antônio Levantamento dos motivos e dos responsáveis pelo primeiro contato de adolescentes do ensino médio com substâncias psicoativas SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
2, núm.
2, 2006, p.
0 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80320204 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto LEVANTAMENTO DOS MOTIVOS E DOS RESPONSÁVEIS PELO PRIMEIRO CONTATO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO COM SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Elisângela Maria Machado Pratta1; Manoel Antônio dos Santos2 Resumo Este estudo objetivou levantar os motivos apresentados por adolescentes para o primeiro contato com as drogas e os responsáveis pela introdução dos mesmos ao uso.
Participaram 568 adolescentes que completaram um questionário de autopreenchimento que preservava o anonimato dos participantes.
A análise dos resultados envolveu: a) descrição da distribuição das variáveis na amostra; b) teste quiquadrado.
Verificou-se que a curiosidade foi o motivo principal apontado para o uso de drogas pela primeira vez e que os responsáveis pelo início do consumo dessas substâncias pelos adolescentes foram os amigos.
Os dados apresentam informações relevantes para o planejamento de estratégias preventivas ao uso de drogas na adolescência. Palavras-chave: adolescência, uso de substâncias psicoativas, motivação INVENTARIO DE LOS MOTIVOS Y RESPONSABLES POR EL PRIMER CONTACTO DE ADOLESCENTES DE ENSEÑANZA MEDIA CON SUSTANCIAS PSICOACTIVAS Resumen...





Documentos relacionados