As manifestações de sofrimento mental mais freqüentes na comunidade Reportar como inadecuado




As manifestações de sofrimento mental mais freqüentes na comunidade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2007, 3 2

Autor: Ruy Laurenti

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil Laurenti, Ruy As manifestações de sofrimento mental mais freqüentes na comunidade SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
3, núm.
2, 2007, p.
0 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80303207 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AS MANIFESTAÇÕES DE SOFRIMENTO MENTAL MAIS FREQÜENTES NA COMUNIDADE Ruy Laurenti1 Resumo Apresenta-se um panorama da freqüência de transtornos mentais e comportamentais na população do Brasil, do Estado e do município de São Paulo, tendo como base os dados de mortalidade e morbidade do ano 2002.
Entre o número de óbitos, destacam-se os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas (F10-F19), com 77,26% das causas de morte no Brasil; 59,11% no Estado e 53,38% no município.
Quanto às internações, predominam os transtornos incluídos no grupamento Esquizofrenias, transtornos esquizotípicos e delirantes (F20-F29), com 52,72, 43,77 e 44,65% do total de transtornos mentais, respectivamente, no Brasil, Estado e município de São Paulo; seguido do mesmo grupamento responsável pelos óbitos.
Tais dados dão idéia do cenário, pois somente inquéritos, bem conduzidos, podem evidenciar a prevalência, e o Brasil carece de estudos dessa natureza, assim os dados secundários de mortalidade e morbidade são uma alternativa, como balizadores da situação e para implementar políticas públicas. Palavras-chave: Transtornos mentais, Transtornos do comportamento social, Mortalidade, Morbidade. LAS MANIFESTACONE...





Documentos relacionados