O trabalho de enfermagem em unidade de terapia intensiva: significados para técnicos de enfermagem Reportar como inadecuado




O trabalho de enfermagem em unidade de terapia intensiva: significados para técnicos de enfermagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Júlia Trevisan Martins ; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi ; Isabelle Camargo Gotelipe ;SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2008, 4 2

Autor: Mara Lúcia Garanhani

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil Garanhani, Mara Lúcia; Trevisan Martins, Júlia; Carmo Cruz Robazzi, Maria Lúcia do; Camargo Gotelipe, Isabelle O TRABALHO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: SIGNIFICADOS PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
4, núm.
2, 2008, pp.
1-15 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80313056006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O TRABALHO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: SIGNIFICADOS PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM Mara Lúcia Garanhani 1; Júlia Trevisan Martins2; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi3; Isabelle Camargo Gotelipe4 Resumo Estudo qualitativo que objetivou compreender os significados atribuídos pelos técnicos de enfermagem ao trabalho em uma unidade de terapia intensiva de um hospital-escola.
Das informações obtidas, surgiram as seguintes categorias: o cuidado ao ser humano como finalidade do trabalho dos técnicos de enfermagem, o desgaste no cotidiano do processo de labor, trabalhar em equipe, experiência que traz sentimentos ambíguos e criando uma identidade com a unidade.
Os resultados demonstraram que os pesquisados vivenciam sentimentos como: sofrimento, impotência, prazer, cansaço e estresse.
Dessa forma, é fundamental que o labor seja flexível e auxilie os trabalhadores no enfrentamento dos problemas cotidianos. Palavras-chave: unidade de terapia intensiva, estresse, emoções EL TRABAJO DE ENFEMERÍA EN LA UNIDAD DE CUIDADOS INTENSIVOS: EL SIGNIFICADO PARA TÉCNICOS DE ENFERMERÍA Resumen Estudio...





Documentos relacionados