A importância da família na prevenção do uso de drogas entre crianças e adolescentes: papel materno Reportar como inadecuado




A importância da família na prevenção do uso de drogas entre crianças e adolescentes: papel materno - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Leilane Porto Bittencourt ; Aila Coelho do Carmo ;SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2008, 4 2

Autor: Elias Barbosa de Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil Barbosa de Oliveira, Elias; Porto Bittencourt, Leilane; Coelho do Carmo, Aila A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PAPEL MATERNO SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
4, núm.
2, 2008, pp.
1-16 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80313056002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PAPEL MATERNO Elias Barbosa de Oliveira1; Leilane Porto Bittencourt2; Aila Coelho do Carmo3 Resumo É um estudo qualitativo descritivo que objetivou descrever os fatores de risco e protetores para o uso e abuso de drogas referidas pela família.
Utilizou-se a técnica de entrevista.
Participaram do estudo 22 mães de uma comunidade situada no município do Rio de Janeiro, em 2006.
Resultados: às mães relataram como fatores de risco o meio, a influência dos pares e a utilização de drogas pela família.
Como fatores protetores o diálogo, a família estruturada e atividades sociais e educativas.
Concluiu-se que os fatores de risco e protetores devem ser considerados no desenvolvimento de programas de prevenção dirigidos a famílias de baixa-renda. Palavras-chave: relações familiares, drogas ilícitas, comportamento do adolescente, transtornos relacionados ao uso de substâncias LA IMPORTANCIA DE LA FAMILIA EN LA PREVENCIÓN DEL USO DE DROGAS ENTRE NIÑOS Y ADOLESCENTES: PAPEL MATERNAL Resumen Estudio cualitativo descriptivo que objetivó describir ...





Documentos relacionados