Aspectos da germinação e crescimento de mudas de magonia pubescens a. st.-hil Reportar como inadecuado




Aspectos da germinação e crescimento de mudas de magonia pubescens a. st.-hil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fábio dos Santos Miranda ; Cássia Beatriz Rodrigues Munhoz ;CERNE 2009, 15 1

Autor: Ani Cátia Giotto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



CERNE ISSN: 0104-7760 cerne@dcf.ufla.br Universidade Federal de Lavras Brasil Giotto, Ani Cátia; Santos Miranda, Fábio dos; Rodrigues Munhoz, Cássia Beatriz ASPECTOS DA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE MUDAS DE Magonia pubescens A.
ST.-HIL CERNE, vol.
15, núm.
1, enero-marzo, 2009, pp.
49-57 Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74413015007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ASPECTOS DA GERMINAÇÃO E mudas CRESCIMENTO DE MUDAS DE Magonia pubescens A.
ST.-HIL.
49 Aspectos da germinação e crescimento de de. Ani Cátia Giotto1, Fábio dos Santos Miranda2, Cássia Beatriz Rodrigues Munhoz3 (recebido: 30 de julho de 2007; aceito: 28 de novembro de 2008) RESUMO: Objetivou-se, neste estudo, analisar a germinação de quatro matrizes de Magonia pubescens A.
St.-Hil.
(tinguí ou timbó), o crescimento e o desenvolvimento de mudas de uma das matrizes sob condições diversas, desta espécie que é típica das florestas estacionais.
Foi avaliada a germinação de sementes de quatro matrizes submetidas a diferentes tratamentos: semeadura direta em casa de vegetação (50% de sombreamento), semeadura direta em pleno sol e em rolo de papel em laboratório, sob luz fluorescente com fotoperíodo de 12 horas em temperatura ambiente.
As sementes germinadas em laboratório foram depois transplantadas em sacos de polietileno com terra em condições de pleno sol e em sombreamento de 50%.
Para a análise da germinação foram avaliados: tempo da primeira e última germinação; germinabilidade; tempo médio e o índice de velocidade de germinação.
A altura, o diâmetro do coleto e o número de folhas e de folíolos das mudas foram monitorados aos 30, 60, 90 e 120 dia...





Documentos relacionados