A família arecaceae palmeiras no município de lavras, mg Reportar como inadecuado




A família arecaceae palmeiras no município de lavras, mg - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Douglas Antônio de Carvalho ;CERNE 2010, 16 2

Autor: Joyce de Almeida Alves

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



CERNE ISSN: 0104-7760 cerne@dcf.ufla.br Universidade Federal de Lavras Brasil de Almeida Alves, Joyce; de Carvalho, Douglas Antônio A família Arecaceae (palmeiras) no município de Lavras, MG CERNE, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
163-170 Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74421665006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A FAMÍLIA ARECACEAE A Família Arecaceae (palmeiras) no município(PALMEIRAS) de Lavras .
NO MUNICÍPIO DE LAVRAS, MG 163 Joyce de Almeida Alves1, Douglas Antônio de Carvalho2 (recebido: 16 de fevereiro de 2009; aceito: 26 de Fevereiro de 2010) RESUMO: Objetivou-se, neste trabalho, identificar as espécies de Arecaceae que ocorrem no município de Lavras, MG e elaborar uma chave analítica dicotômica para as espécies encontradas.
O levantamento foi realizado em duas etapas: (1) levantamento nas principais praças e jardins (municipais e particulares); (2) levantamento das espécies ocorrentes às margens das estradas federais, estaduais e municipais que cortam o município de Lavras.
As palmeiras encontradas foram fotografadas e identificadas in loco ou através de consultas a herbário e obras especializadas.
Foram encontradas 38 espécies, das quais 5 são nativas, distribuídas em 25 gêneros.
Os gêneros com maiores números de espécies foram Syagrus (6), Dypsis (3) e Roystonea (3), contribuindo com 31,58% das espécies.
As espécies nativas, Acrocomia aculeata e Syagrus romanzoffiana, ocorrem na maioria das margens das estradas percorridas. No levantamento realizado nas principais praças e jardins, destacaram-se as espécies do gênero Dypsis, Syagrus romanzoffiana, Phoenix roebelenii e Caryota urens. Palavras-...





Documentos relacionados