Adequação da metodologia do teste de tetrazólio para avaliação da viabilidade de sementes de melanoxylon brauna schot. Reportar como inadecuado




Adequação da metodologia do teste de tetrazólio para avaliação da viabilidade de sementes de melanoxylon brauna schot. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eduardo Euclydes de Lima e Borges ; Bárbara Luiza Corradi Pereira ;CERNE 2010, 16 3

Autor: Viviana Borges Corte

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



CERNE ISSN: 0104-7760 cerne@dcf.ufla.br Universidade Federal de Lavras Brasil Borges Corte, Viviana; de Lima e Borges, Eduardo Euclydes; Corradi Pereira, Bárbara Luiza ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DO TESTE DE TETRAZÓLIO PARA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE Melanoxylon brauna Schot. CERNE, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
415-421 Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74421656018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ADEQUAÇÃO DAteste METODOLOGIA Adequação da metodologia do de tetrazólio .
DO TESTE DE TETRAZÓLIO PARA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE Melanoxylon brauna Schot. 415 Viviana Borges Corte1, Eduardo Euclydes de Lima e Borges2, Bárbara Luiza Corradi Pereira3 (recebido: 18 de maio de 2009; aceito: 30 de junho de 2010) RESUMO: Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de adequar a metodologia do teste de tetrazólio para sementes de Melanoxylon brauna.
As sementes foram pré-condicionadas por imersão em água destilada a 25ºC, por 14 horas.
O tegumento foi retirado e os embriões colocados submersos em solução de tetrazólio (pH 6,5) nas concentrações de 0,05, 0,1 e 0,3%, sendo mantidos no escuro à temperatura de 25ºC por 10 e 24 horas.
Os embriões foram avaliados quanto à intensidade da coloração, presença de áreas leitosas, aspectos dos tecidos e localização da coloração.
Os embriões foram classificados individualmente em 9 classes de viabilidade.
As sementes também foram submetidas aos testes de germinação e emergência de plântulas.
Os tratamentos que mais se aproximaram do teste padrão de germinação de sementes de M.
brauna foi a concentração de 0,3 por 10 horas.
A viabilidade ...





Documentos relacionados