Mecanismos de exclusão em duas empresas em processo de reestruturação Reportar como inadecuado




Mecanismos de exclusão em duas empresas em processo de reestruturação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Catia Regina Muniz ;CivitasRevista de Ciências Sociais 2003, 3 2

Autor: Lea Rodrigues Carvalho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Rodrigues Carvalho, Lea; Muniz, Catia Regina Mecanismos de exclusão em duas empresas em processo de reestruturação Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
3, núm.
2, julho-dezembro, 2003, pp.
375-394 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74230208 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 375 Mecanismos de exclusão em duas empresas em processo de reestruturação Lea Carvalho Rodrigues1 Catia Regina Muniz Enfatizamos, neste artigo, a importância da dimensão simbólica no estudo de empresas e organizações, sobretudo no decorrer de processos de reestruturação e tomamos como foco analítico os mecanismos de exclusão observados em duas empresas sobre as quais foram realizados estudos etnográficos, ambos finalizados no ano 2000, durante o período em que essas empresas passavam por significativos processos de mudanças (Rodrigues, 2001; Muniz, 2001).
O primeiro caso, refere-se a uma fábrica localizada no interior do estado de São Paulo, com filial em Recife, ligada a um grupo anglo-holandês, que produz produtos pessoais tais como: desodorantes, xampus, sabonetes líquidos, cremes hidratantes e cremes dentais; o outro, refere-se a uma empresa do setor financeiro nacional com participação acionária majoritária do governo federal. 1 Lea Carvalho Rodrigues é doutora em Ciências Sociais pela Unicampe professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
E-mail: learodrigues@terra.com.br.
Catia Regina Muniz é doutoranda em Ciências Sociais pela Unicamp, professora da PUC Campinas.
...





Documentos relacionados