Livre mercado Reportar como inadecuado




Livre mercado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2003, 3 2

Autor: Lúcia Helena Müller Alves

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Müller Alves, Lúcia Helena Livre Mercado Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
3, núm.
2, julho-dezembro, 2003, pp.
301-325 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74230204 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 301 Livre Mercado Lúcia Helena Alves Müller1 Introdução Vale tudo no mundo dos negócios.
Esta idéia é tão fortemente arraigada em nosso senso comum que temos dificuldades em perceber que, em sua concepção teórica, “mercado” é o termo que denomina um tipo específico de relação de troca que é regido por um único princípio: a concorrência.
Mais difícil ainda é percebermos o esforço necessário para a construção e manutenção de um espaço social onde este princípio vigore plenamente, isto é, onde os participantes se relacionem exclusivamente sob a forma de disputa eqüitativa pela melhor oportunidade, sendo excluído qualquer outro tipo de relações que envolva hierarquias, laços de dominação ou exploração, lealdades ou interesses compartilhados. Segundo a teoria econômica, para que as leis de mercado vigorem plenamente é necessária a presença das seguintes condições: 2 1 Doutora em Antropologia Social pela UnB, professora do PPG.
em Ciências Sociais da Pucrs.
E-mail: lucaam@terra.com.br 2 No artigo La constuction sociale d’un marché parfait, Marie-France Garcia (1986) analisa o processo de criação de um mercado de produtos agrícolas no interior da França, mostrando como ele é resultado de uma construção econômica e social, e...





Documentos relacionados