Potencialidades pedagógicas dos movimentos sociais populares Reportar como inadecuado




Potencialidades pedagógicas dos movimentos sociais populares - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 1

Autor: Rosalvo Schütz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Schütz, Rosalvo Potencialidades pedagógicas dos movimentos sociais populares Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
1, janeiro-junho, 2004, pp.
143-157 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240110 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Potencialidades pedagógicas dos movimentos sociais populares Rosalvo Schütz1 No presente trabalho, evidenciaremos o potencial de dimensões pedagógicas inerentes à dinâmica atual dos movimentos sociais populares.
A partir deles, enquanto espaços concretos de questionamento, ruptura e projeção social, procuraremos vislumbrar perspectivas emancipatórias. A inevitável situação de confrontação externa e de vivenciamentos radicais internos exigem dos movimentos sociais populares uma postura de constante enfrentamento da totalidade social, que vai do cotidiano ao estrutural.
Muito além de classificar o potencial dos mesmos a partir de parâmetros idealistas, trata-se de tomar as condições e pressupostos existentes, com suas contradições, fraquezas e potencialidades, e as transformar em material de uma utopia concreta e vivenciável. ____________ 1 Doutorando em Filosofia na Universidade de Kassel, Alemanha. Civitas, Porto Alegre, v.
4, nº 1, jan.-jun.
2004 144 Civitas – Revista de Ciências Sociais v.
4, nº 1, jan.-jun.
2004 Pressupostos Ao buscar colocar em evidência as potencialidades pedagógicas dos movimentos, estamos partido de três pressupostos que queremos explicitar desde logo, e que dizem respeito a uma defin...





Documentos relacionados