Serviço social e movimentos sociais - uma não-relação? Reportar como inadecuado




Serviço social e movimentos sociais - uma não-relação? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 1

Autor: Leonie Wagner

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Wagner, Leonie Serviço social e movimentos sociais - uma não-relação? Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
1, janeiro-junho, 2004, pp.
133-141 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240109 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Serviço social e movimentos sociais - uma não-relação? Leonie Wagner1 Serviço social e movimentos sociais na Alemanha historicamente parecem estar intimamente relacionados (cf.
Müller, 1997; 1999; StaubBernasconi, 1995).
O movimento de mulheres, por exemplo, contribuiu decisivamente no final do século XIX e início do XX para o estabelecimento da formação profissional e para a profissionalização do Serviço Social; o movimento de jovens fez um trabalho pioneiro, sob a perspectiva sóciopedagógica, depois da I Guerra Mundial; e o movimento operário contribuiu pelo menos indiretamente para a criação de um sistema diferenciado de política social.
Também os novos movimentos sociais deram impulsos importantes para o Serviço Social: seja na assitência à juventude através da escandalização das circunstâncias nas instituições educacionais, no trabalho com mulheres através da tematização das situações de violência, ou na psi- ____________ 1 Doutora em Pedagogia Social pela Universidade de Kassel, leciona na Fachhochschule Erfurt; participou do projeto de pesquisa Probral Movimentos sociais e a luta pelos direitos de cidadania.
Endereço: leoniewagner@netdirekt.de.
Publicado originalmente em SozialExtra, Opladen, nº 8-9, 2003...





Documentos relacionados