O aprofundamento da democracia no brasil tendências, conflitos e dinâmica recente Reportar como inadecuado




O aprofundamento da democracia no brasil tendências, conflitos e dinâmica recente - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 1

Autor: Washington Luís de Bonfim Sousa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Bonfim Sousa, Washington Luís de O aprofundamento da democracia no Brasil Tendências, conflitos e dinâmica recente Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
1, janeiro-junho, 2004, pp.
73-94 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240106 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O aprofundamento da democracia no Brasil Tendências, conflitos e dinâmica recente Washington Luís de Sousa Bonfim1 O objetivo deste texto é refletir sobre algumas das condições em que se vem processando o aprofundamento da democracia no Brasil.
Em especial, gostaria de tratar aspectos da disjuntiva representação versus participação, que depois de quinze anos da Constituição de 1988 parece ser cada vez mais importante. Os marcos em que se pode realizar uma discussão como esta são muitos, mas parece frutífero investir em duas estratégias básicas.
A primeira está relacionada à descrição de alguns dos pressupostos sobre os quais se assentou o processo de modernização do Brasil, tomando como pano de fundo implícito à ____________ 1 Bolsista do CNPq e professor do mestrado em Políticas Públicas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Este trabalho decorre de reflexões realizadas no contexto do projeto de pesquisa: Novas dinâmicas institucionais? Descentralização e participação popular em Teresina, Piauí, financiado pelo CNPq.
Endereço: wbonfim@uol.com.br Civitas, Porto Alegre, v.
4, nº 1, jan.-jun.
2004 74 Civitas – Revista de Ciências Sociais v.
4, nº 1, jan.-jun. ...





Documentos relacionados