Democracia, participação e deliberação. contribuições ao debate sobre possíveis transformações na esfera democrática Reportar como inadecuado




Democracia, participação e deliberação. contribuições ao debate sobre possíveis transformações na esfera democrática - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 2

Autor: Alfredo Alejandro Gugliano

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Gugliano, Alfredo Alejandro Democracia, participação e deliberação.
Contribuições ao debate sobre possíveis transformações na esfera democrática Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
2, julho-dezembro, 2004, pp.
257-283 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240204 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Democracia, participação e deliberação. Contribuições ao debate sobre possíveis transformações na esfera democrática Alfredo Alejandro Gugliano* Neste artigo discuto a relação entre democracia, participação e deliberação.
Com este objetivo o trabalho foi dividido em quatro tópicos: a democracia e seus adjetivos; a proposta habermasiana de procedimentos de deliberação discursivos; a contribuição das democracias participativas para o debate sobre a teoria da democracia e, por fim, a perspectiva de ampliação dos sentidos do conceito de democracia.
Deste modo pretendo colaborar para a expansão de uma vertente de estudos sobre a questão democrática que, além de enfatizar aspectos vinculados ao sistema de eleição de lideranças, também analisa a qualidade do processo democrático.
Este é um dos temas centrais das ciências sociais contemporâneas considerando que, conflitos como os assistidos em algumas regiões da América Latina, África e no Golfo Pérsico, alimentam dúvidas sobre a capacidade de expansão da simbiose entre capitalismo e democracia para outras regiões afora as sociedades ocidentais complexas, sobrando incertezas sobre a c...





Documentos relacionados