Da capilaridade do sistema representativo. em busca da legitimidade nas democracias contemporâneas Reportar como inadecuado




Da capilaridade do sistema representativo. em busca da legitimidade nas democracias contemporâneas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 2

Autor: Marcia Dias Ribeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Dias Ribeiro, Marcia Da capilaridade do sistema representativo.
Em busca da legitimidade nas democracias contemporâneas Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
2, julho-dezembro, 2004, pp.
235-256 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240203 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Da capilaridade do sistema representativo. Em busca da legitimidade nas democracias contemporâneas∗ Marcia Ribeiro Dias** Partindo da premissa de que democracia e sistema representativo são concepções políticas autônomas, mas que se influenciam de forma recíproca, pretende-se neste artigo discutir as bases da legitimidade das democracias contemporâneas e as condições de sua validade na atualidade.
A fonte de legitimidade do sistema político democrático contemporâneo encontra-se no mecanismo de escolha dos governantes pelos governados.
O modelo representativo de governo que dele se origina, por sua vez, é legitimado pela capacidade que o representante tem de traduzir a vontade popular sob a forma de políticas públicas. ∗ Este capítulo consiste da reorganização e ampliação de alguns pontos tratados no marco teórico de minha tese de doutorado, publicada pela Editora da UFMG com o título “Sob o signo da vontade popular: o Orçamento Participativo e o dilema da Câmara Municipal de Porto Alegre”. ** Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociai...





Documentos relacionados