Acesso ao poder. clientelismo e democracia participativa desconstruindo uma dicotomia Reportar como inadecuado




Acesso ao poder. clientelismo e democracia participativa desconstruindo uma dicotomia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Vladimyr Jorge Lombardo ; Ana Fernanda Coelho ;CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 2

Autor: Paulo M. Filho d’Avila

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Filho dAvila, Paulo M.; Jorge Lombardo, Vladimyr; Coelho, Ana Fernanda Acesso ao poder.
Clientelismo e democracia participativa desconstruindo uma dicotomia Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
2, julho-dezembro, 2004, pp.
211-233 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240202 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Acesso ao poder. Clientelismo e democracia participativa desconstruindo uma dicotomia Paulo M.
d’Avila Filho Vladimyr Lombardo Jorge Ana Fernanda Coelho* Neste trabalho apresentamos uma possibilidade interpretativa das conexões pouco estudadas entre mecanismos de participação democrática e as trocas assimétrico-clientelísticas, assim como alguns resultados parciais de uma análise empírica dos instrumentos participativos na gestão pública local, dos dispositivos de participação legislativa, dos conselhos comunitários e do arranjo chamado orçamento participativo em três municípios do Estado do Rio de Janeiro.1 * Paulo M.
d’Avila Filho e Vladimyr Lombardo Jorge são doutores em ciência política pelo 1 Iuperj, Ana Fernanda Coelho é mestre em ciência política pelo Iuperj, todos professores do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio.
Este artigo é uma versão modificada de um paper apresentado ao VII Encontro Internacional da BRASA em junho de 2004 no Rio de Janeiro.
E-mail de Vladimyr: vlj@alternex.com.br , e-mail de Ana Fernanda: anafernandacoelho@uol.com.br . Este trabalho é um produto da pesquisa “Gestão Pública e Mecan...





Documentos relacionados