A paz e os direitos do homem no pensamento de norberto bobbio Reportar como inadecuado




A paz e os direitos do homem no pensamento de norberto bobbio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2005, 5 2

Autor: Gustavo Oliveira Vieira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Oliveira Vieira, Gustavo A paz e os direitos do homem no pensamento de Norberto Bobbio Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
5, núm.
2, julho-dezembro, 2005, pp.
325-342 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74250206 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A paz e os direitos do homem no pensamento de Norberto Bobbio Gustavo Oliveira Vieira* Quando alguém me pergunta quais são, na minha opinião, os problemas fundamentais do nosso tempo, não tenho qualquer hesitação em responder: o problema dos direitos do homem e o problema da paz.
Fundamentais no sentido de que da solução do problema da paz depende a nossa própria sobrevivência, e a solução do problema dos direitos do homem é o único sinal certo de progresso civil (Bobbio, 2000-b, p.
497). Introdução O presente texto foi elaborado com o objetivo de apresentar e desenvolver, dentro dos limites propostos, algumas idéias centrais sobre a questão dos direitos do homem e as vias para a paz, a partir do pensamento do jurista italiano Norberto Bobbio (1909-2004).
Propusemo-nos a aglutinar as idéias deste jurista sobre o tema dos direitos do homem e da paz para que, valorizando estas questões, possamos repensar (algumas) das grandes questões de nosso tempo. * Mestre em Direito, pesquisador do Núcleo de Estudos da Paz, da Pucrs, e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Unisc (2005).
E-mail: gvieira7@terra.com.br. Civitas Porto Alegre v.
5 n.
2 jul.-dez.
2005 p.
325-342 326 Civitas – Revista de Ciências...





Documentos relacionados