Políticas públicas e a construção da identidade nas relações de trabalho Reportar como inadecuado




Políticas públicas e a construção da identidade nas relações de trabalho - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandre Reis Rosa ;CivitasRevista de Ciências Sociais 2005, 5 1

Autor: Vanessa A. de Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil de Souza, Vanessa A.; Reis Rosa, Alexandre Políticas públicas e a construção da identidade nas relações de trabalho Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
5, núm.
1, janeiro-junho, 2005, pp.
197-212 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74250111 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Políticas públicas e a construção da identidade nas relações de trabalho Vanessa A.
de Souza* Alexandre Reis Rosa As transformações no mundo do trabalho a partir da Revolução da tecnologia da informação e do surgimento de novas formas de gestão – representadas por modelos japoneses, italianos e suecos – desenvolvidos como alternativas ao modelo taylorista-fordista, trouxeram consigo uma nova configuração na estrutura ocupacional e nas relações de trabalho (Toni, 2003).
A reestruturação produtiva, flexibilização, declínio dos sindicatos, diversificação das relações de trabalho, incorporação maciça das mulheres na força de trabalho e a acirrada concorrência econômica global sinalizam cenários pouco favoráveis aos que ainda vêem o trabalho como elemento central das relações sociais e da construção identitária dos indivíduos.
Dentro desta perspectiva, Offe (1989) demonstra a implosão da categoria trabalho na constituição da identidade dos trabalhadores, baseando sua formulação em fatores como: a * Vanessa A.
de Souza é Doutoranda em Ciência Política na UFRGS. cpolvanessadesouza@hotmail.com .
Alexandre Reis Rosa é Administrador pela UFPR. alexandrere...





Documentos relacionados