Conselhos de saúde: visões -macro- e -micro- Reportar como inadecuado




Conselhos de saúde: visões -macro- e -micro- - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2006, 6 1

Autor: Maria Eliana Labra

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Labra, Maria Eliana Conselhos de saúde: Visões -macro- e -micro- Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
6, núm.
1, janeiro- junho, 2006, pp.
199-221 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74260111 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Conselhos de saúde Visões “macro” e “micro” Maria Eliana Labra* No seu formato atual, os Conselhos de Saúde (CS) existem há mais de quinze anos, funcionam em todas as unidades da Federação brasileira e chegam a mais de 5.700.
Tanto pela extensão dessa rede como pela massa de cidadãos nela engajados voluntariamente, a participação na saúde constitui um fenômeno inédito na América Latina e em outras latitudes e um exemplo atualmente seguido por vários países da Região. Os CS são espaços deliberativos integrantes da engenharia políticoinstitucional do Sistema Único de Saúde (SUS).
Trata-se de uma inovação cultural crucial para a democratização das decisões setoriais cuja abordagem cabal exigiria, no entanto, fundamentações teóricas e empíricas impossíveis de examinar nos limites deste artigo.
Isto porque tem a ver com as transformações de toda ordem ocorridas nos últimos 40 anos nas relações entre Estado e sociedade no país, sob a influência de fatores internos e externos.
Tendo em conta essas limitações, o propósito desta exposição é apresentar os CS à luz de duas perspectivas: desde a esfera pública mais ampla, ou “macro”, e sob o prisma de seu funcionamento na prática, ou perspectiva “micro”...





Documentos relacionados