Lugares da participação e formação da cidadania Reportar como inadecuado




Lugares da participação e formação da cidadania - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Telmo Adams ;CivitasRevista de Ciências Sociais 2006, 6 1

Autor: Danilo Romeu Streck

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Streck, Danilo Romeu; Adams, Telmo Lugares da participação e formação da cidadania Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
6, núm.
1, janeiro- junho, 2006, pp.
95-117 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74260106 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Lugares da participação e formação da cidadania Danilo Romeu Streck Telmo Adams* O tema e seu entorno A presente reflexão parte do pressuposto de que a participação e o controle social são condição para a conquista e a garantia de outros direitos como saúde, alimentação, trabalho, moradia, educação e transporte.
Democracia, como entendida aqui, é antes de tudo uma forma de vida da qual a escolha dos governantes é uma conseqüência.
Por isso, o cumprimento da formalidade jurídica jamais eximirá o povo no seu conjunto e cada cidadão e cidadã em particular da responsabilidade para com o conjunto da sociedade, e os ocupantes de cargos públicos de conceber o seu trabalho a serviço da coletividade. * Danil R.
Streck é doutor em Educação, professor do PPG em Educação da Unsinos; mail: dstreck@unisinos.br.
Telmo Adams é mestre em Serviço Social e doutorando em Educação na Unisinos, bolsista da Capes; mail: smada@cpovo.net.
O artigo é resultado parcial do projeto de pesquisa Processos sociais emancipatórios na América Latina como mediação pedagógica para a constituição do público, que conta com apoio do CNPq.
Participam do projeto as bolsistas de iniciação científica: Vanice Wentz (CNPq), Mônica Kle...





Documentos relacionados