Da abordagem por competências e do problema da medida da competência Reportar como inadecuado




Da abordagem por competências e do problema da medida da competência - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Clermont Gauthier ;EccoS Revista Científica 2007, 9 2

Autor: Mhammed Mellouki

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Mellouki, M´hammed; Gauthier, Clermont Da abordagem por competências e do problema da medida da competência EccoS Revista Científica, vol.
9, núm.
2, julho-dezembro, 2007, pp.
307-328 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71590204 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Da abordagem por competências e do problema da medida da competência * M’hammed Mellouki* Clermont Gauthier** Embora a abordagem da formação por competências exerça hoje uma atração cada vez maior no ensino e na formação dos educadores, ganhou notoriedade inicialmente em outros domínios, antes de impor-se no mundo escolar.
Neste artigo, serão apresentados, de maneira sumária, alguns dos fatores contextuais que concorreram para a introdução dessa abordagem nas políticas educativas e nos programas escolares. Em seguida, tentaremos passar em revista as principais definições que lhe foram dadas, discernir o papel que os autores lhe conferem no ensino superior e na formação para o ensino e, por fim, introduzir o delicado problema da medida de competência. Palavras-chave: Competências.
Formação de professores. Políticas educativas. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v.
9, n.
2, p.
307-328, jul.-dez.
2007. *Pesquisador convidado da Haute École Pédagogique de Bejune – Suíça; Pesquisador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante – Université Laval . Quebec [Canadá] mhammed.mellouki@hepbejune.ch **PhD em Fondements de l’Éducation; Titular da Cadeira de Pesquisa em Formação de Professor; Membro regular do Cent...





Documentos relacionados