Conteúdos nas pesquisas e no encino da filosofia da educação no brasil Reportar como inadecuado




Conteúdos nas pesquisas e no encino da filosofia da educação no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

José J. Queiroz ; Marcos Antônio Lorieri ;EccoS Revista Científica 2007, 9 2

Autor: Cleide Rita Silvério de Almeida

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Silvério de Almeida, Cleide Rita; Queiroz, José J.; Lorieri, Marcos Antônio Conteúdos nas pesquisas e no encino da Filosofia da Educação no Brasil EccoS Revista Científica, vol.
9, núm.
2, julho-dezembro, 2007, pp.
285-306 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71590203 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Conteúdos nas pesquisas e no ensino da Filosofia da Educação no Brasil1 Cleide Rita Silvério de Almeida* José J.
Queiroz** Marcos Antônio Lorieri*** Este trabalho retoma o problema da configuração dos focos da pesquisa e do ensino da Filosofia da Educação, defendendo a definição por temas que lhe são próprios e que resultam de configurações que se dão na prática histórica da educação.
Defende também que tal prática inclui ou envolve temáticas já configuradas que devem ser, constantemente, retomadas na busca de sua contínua ressignificação, sem prejuízo da necessária configuração de novas temáticas.
Apresenta síntese de temáticas indicadas ou propostas por três pensadores brasileiros da área como caminho para suscitar o debate sobre o tema.
Conclui, afirmando ser necessário cogitar ou indicar temáticas que devam merecer a visada da filosofia da educação: tanto certas temáticas já configuradas quanto as novas.
Os temas de pesquisa e de ensino são construções necessárias como forma de definição do campo dessa área. Palavras-chave: Educação.
Ensino.
Filosofia.
Filosofia da Educação.
Pesquisa. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v.
9, n.
2, p.
285-306, jul.-dez.
2007. *Doutora em Educação – USP...





Documentos relacionados