Filosofia da educação no brasil do século xx: da crítica ao conceito Reportar como inadecuado




Filosofia da educação no brasil do século xx: da crítica ao conceito - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

EccoS Revista Científica 2007, 9 2

Autor: Sílvio Gallo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Gallo, Sílvio Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito EccoS Revista Científica, vol.
9, núm.
2, julho-dezembro, 2007, pp.
261-284 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71590202 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito Sílvio Gallo Doutor em Filosofia da Educação; Professor da Faculdade de Educação da – Unicamp; Pesquisador do CNPq; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação – FE-Unicamp. Piracicaba – SP [Brasil] gallo@unicamp.br A r t i g o s Neste artigo, propõe-se traçar um mapa da constituição do campo disciplinar Filosofia da Educação no Brasil, especialmente entre as décadas de 1970 e 2000.
Em seguida, dedica-se a repensar a Filosofia da Educação, a partir da noção de Filosofia proposta por Deleuze e Guattari, que a identificam como atividade de criação de conceitos. Critica as noções correntes no Brasil, que compreendem a Filosofia da Educação como “reflexão sobre problemas educacionais” ou como um dos “fundamentos da Educação”, propondo uma Filosofia da Educação criativa que exercite a formação conceitual. Palavras-chave: Campo disciplinar.
Conceito.
Criação. Deleuze e Guattari.
Filosofia da educação. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v.
9, n.
2, p.
261-284, jul.-dez.
2007. 261 1 E c c o S – R e v i s t a C i e n t í f i c a 262 Introdução No Brasil, a Filosofia da Educação é uma disciplina da área dos chamados “fundamentos da Educaç...





Documentos relacionados