História da história da educação no brasil: um balanço prévio e necessário Reportar como inadecuado




História da história da educação no brasil: um balanço prévio e necessário - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

EccoS Revista Científica 2008, 10 Esp

Autor: Dermeval Saviani

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Saviani, Dermeval História da história da educação no brasil: um balanço prévio e necessário EccoS Revista Científica, vol.
10, núm.
Esp, julho, 2008, pp.
147-167 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71509907 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário1 Dermeval Saviani 1 Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR – Unicamp.
Campinas – SP [Brasil] dermeval@ pq.cnpq.br Introdução O tema desta conferência foi formulado pelos organizadores do Colóquio que consideraram a conveniência (e necessidade) de abrir o evento com um balanço prévio sobre a história da história da educação no Brasil, isto é, sobre a historiografia da educação brasileira.
Como, por sua vez, esse Colóquio que ora se abre versa sobre as instituições escolares, penso ser desejável que o balanço historiográfico proposto seja feito tendo como foco principal a história das instituições escolares no Brasil. Como assinalei em outro trabalho (SAVIANI, 2007, p.
9-14), a origem das instituições educativas remonta ao momento de ruptura do modo de produção comunal (o comunismo primitivo) que determinou o advento das sociedades de classes.
Localiza-se aí, nessa época remotíssima, o surgimento da escola. Genovesi (1999, p.
38) se reporta ao ano de 3.238 a.C., no caso das civilizações suméria e egípcia, e ao ano de 2.500 a.C., em relação à civilização chinesa, para caracterizar o ensino baseado nas repetições, nas transcrições de EccoS – Revista Científica, ...





Documentos relacionados