Avaliação da educação superior: avanços e riscos Reportar como inadecuado




Avaliação da educação superior: avanços e riscos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

EccoS Revista Científica 2008, 10 Esp

Autor: José Dias Sobrinho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Dias Sobrinho, José Avaliação da educação superior: avanços e riscos EccoS Revista Científica, vol.
10, núm.
Esp, julho, 2008, pp.
67-93 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71509904 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação da educação superior: avanços e riscos José Dias Sobrinho Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Uniso.
Sorocaba – SP [Brasil] jose.sobrinho@uniso.br Avaliação e acreditação1 constituem núcleos centrais da agenda da educação superior no mundo todo e, especialmente nestas duas últimas décadas, na América Latina e no Caribe.
A crescente força instrumental e política desses processos se deve, em grande parte, à questão da qualidade, que vem adquirindo novos significados em conseqüência dos fenômenos interligados do que se convencionou chamar de “globalização” e de “sociedade do conhecimento”.
No cenário das discussões sobre educação superior, o tema da qualidade muitas vezes vem associado a pertinência, responsabilidade social, acreditação, sociedade do conhecimento, desenvolvimento sustentável e outros semelhantes.
Todos esses termos carregam múltiplas acepções, não só distintas, mas também muitas vezes, contraditórias, dependendo das posições relativas que os diferentes grupos de interesse que as sustentam ocupam no campo social.
De algum modo, é a palavra “qualidade”, agora banhada de significados próprios do mundo dos negócios, que está no centro das referências de todas as outras, e essa é mais uma constatação da grande influência do mercado,...





Documentos relacionados