Impactos do pensamento pós-formal: balanço de uma década Reportar como inadecuado




Impactos do pensamento pós-formal: balanço de uma década - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

EccoS Revista Científica 2008, 10 Esp

Autor: Antonio Joaquim Severino

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Severino, Antonio Joaquim Impactos do pensamento pós-formal: balanço de uma década EccoS Revista Científica, vol.
10, núm.
Esp, julho, 2008, pp.
31-43 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71509902 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Impactos do pensamento pós-formal: balanço de uma década Antonio Joaquim Severino 1 Professor de Filosofia da Educação – USP.
São Paulo – SP [Brasil] severino@usp.br Introdução Este trabalho busca fazer um balanço dos impactos do pensamento pós-formal nestes últimos 10 anos, retomando o debate do primeiro número da revista EccoS, publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Uninove, lançado em 1999.
A revista nasceu bem no ponto de articulação do primeiro com o segundo milênio e dos séculos 20 com o 21, referências mais que emblemáticas para a discussão do tema.
O periódico inaugurava-se, então, com um debate muito oportuno, ao trazer à luz os novos direcionamentos que o pensamento pós-formal dava à cultura do mundo daquele momento, envolvido num frenético processo de globalização.
A análise e a reflexão dos autores se fizeram a partir de perspectivas assumidas por alguns aspectos mais relevantes da cultura da época, quais sejam, aqueles do conhecimento, da comunicação, da arte e da administração. A problematização foi feita levando em conta as contradições inerentes aos sistemas sociais, a dificuldade de aceitar a alteridade, a diferença.
Não se pode mais eliminar da cena o observador.
Agora nos encontrávamos enredados num multiverso, e não mais num universo.
...





Documentos relacionados