Do sintoma ao tratamento adjuvante da mulher com câncer de mama Reportar como inadecuado




Do sintoma ao tratamento adjuvante da mulher com câncer de mama - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Vera Radünz ;Texto & Contexto Enfermagem 2013, 22 3

Autor: Luciana Martins da Rosa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Texto & Contexto Enfermagem ISSN: 0104-0707 texto&contexto@nfr.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Martins da Rosa, Luciana; Radünz, Vera DO SINTOMA AO TRATAMENTO ADJUVANTE DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA Texto & Contexto Enfermagem, vol.
22, núm.
3, julio-septiembre, 2013, pp.
713-721 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71428558018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original - 713 - DO SINTOMA AO TRATAMENTO ADJUVANTE DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA Luciana Martins da Rosa1, Vera Radünz2 Doutora em Enfermagem.
Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
E-mail: luciana.m.rosa@ufsc.br 2 Doutora em Enfermagem.
Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC.
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
E-mail: radunz@ccs.ufsc.br 1 RESUMO: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que identificou o perfil social, clínico e demográfico, e o intervalo de tempo entre as etapas diagnósticas e terapêuticas, do sintoma ao tratamento adjuvante das mulheres com câncer de mama tratadas em instituição oncológica de Santa Catarina, Brasil.
Os dados foram coletados por entrevista e nos prontuários de treze mulheres, de agosto a dezembro de 2010.
A análise foi sustentada por recomendações científicas para tratamento do câncer de mama e estatística descritiva.
Os resultados demonstram a incidência elevada da doença nas mulheres entre 40-49 anos, casadas e com escolaridade até o ensino fundamental.
A mediana dos intervalos de tempo até o início do tratamento foi de 245 dias e m...





Documentos relacionados