Enfermagem no processo de esterilização de materiais Reportar como inadecuado




Enfermagem no processo de esterilização de materiais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Élida Machado ;Texto & Contexto Enfermagem 2013, 22 3

Autor: Carla de Matos Ouriques

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Texto & Contexto Enfermagem ISSN: 0104-0707 texto&contexto@nfr.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil de Matos Ouriques, Carla; Élida Machado, Maria ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS Texto & Contexto Enfermagem, vol.
22, núm.
3, julio-septiembre, 2013, pp.
695-703 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71428558016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original - 695 - ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS Carla de Matos Ouriques1, Maria Élida Machado2 Especialista em Estratégia de Saúde da Família.
Enfermeira do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
E-mail: carlaouriques@gmail.com 2 Mestre em Enfermagem.
Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
E-mail: maria.machado@metodistadosul.edu.br 1 RESUMO: O estudo teve como objetivo analisar o processo de trabalho dos profissionais de enfermagem atuantes no Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização quanto à esterilização de material cirúrgico em um hospital público de Porto Alegre-RS.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com 18 profissionais, sendo estes enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Para análise e interpretação dos dados optou-se pela categorização temática.
Os resultados mostram a descrição dos procedimentos envolvidos no processo de esterilização, as dificuldades no processo de trabalho e a educação permanente em saúde como meio possível de superar as dificuldades.
Concluiu...





Documentos relacionados