O alcoolismo na história de vida de adolescentes: uma análise à luz das representações sociais Reportar como inadecuado




O alcoolismo na história de vida de adolescentes: uma análise à luz das representações sociais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Itayra Padilha ;Texto & Contexto Enfermagem 2013, 22 3

Autor: Sílvio Éder Dias da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Texto & Contexto Enfermagem ISSN: 0104-0707 texto&contexto@nfr.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Dias da Silva, Sílvio Éder; Itayra Padilha, Maria O ALCOOLISMO NA HISTÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Texto & Contexto Enfermagem, vol.
22, núm.
3, julio-septiembre, 2013, pp.
576-584 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71428558002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto - 576 - Artigo Original O ALCOOLISMO NA HISTÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS1 Sílvio Éder Dias da Silva2, Maria Itayra Padilha3 Este texto é parte da tese - História de vida e alcoolismo: representações sociais sobre o alcoolismo, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2010. 2 Doutor em Enfermagem.
Professor Adjunto II da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará.
Belém, Pará, Brasil.
E-mail: silvioeder2003@yahoo.com.br 3 Doutora em Enfermagem.
Professora Associado do Departamento de Enfermagem e do PEN-UFSC.
Pesquisadora do CNPq. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
E-mail: padilha@ccs.ufsc.br 1 RESUMO: O estudo tem como objetivos descrever as representações sociais de adolescentes sobre alcoolismo e analisar as implicações do alcoolismo na história de vida dos adolescentes.
Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva, que utilizou o método de história de vida para coleta de dados com 40 adolescentes, concomitantemente à técnica de observação livre.
A análise de conteúdo temática levou a duas categorias: ‘O bom e o ruim das bebidas a...





Documentos relacionados