Ciberdemocracia: análise dos desafios e possibilidades de iniciativa popular via internet no brasil Reportar como inadecuado




Ciberdemocracia: análise dos desafios e possibilidades de iniciativa popular via internet no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Letícia Bodanese Rodegheri ;Sociedade e Cultura 2012, 15 1

Autor: Rafael Santos de Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Santos de Oliveira, Rafael; Bodanese Rodegheri, Letícia Ciberdemocracia: análise dos desafios e possibilidades de iniciativa popular via internet no Brasil Sociedade e Cultura, vol.
15, núm.
1, enero-junio, 2012, pp.
121-133 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70324609012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5216-sec.v15i1.20678 Ciberdemocracia: análise dos desafios e possibilidades de iniciativa popular via internet no Brasil1 Rafael Santos de Oliveira Doutor em Direito (Universidade Federal de Santa Catarina) Professor na Universidade Federal de Santa Maria advrso@gmail.com Letícia Bodanese Rodegheri Bacharelanda em Direito (Universidade Federal de Santa Maria) leticiabrodegheri@gmail.com Resumo Atualmente, a internet mostra-se como um local de fácil e célere acesso, pois permite a imediata associação entre a comunicação e a disseminação da informação.
Ela se constitui em um meio em que as pessoas podem, de forma livre e sem a realização de qualquer forma de censura prévia, emitir suas opiniões, reclamações, sugestões, ideias e críticas, as quais serão dirigidas a uma infinidade de pessoas.
Diante dessas vantagens, questiona-se sobre a viabilidade da participação política neste meio de comunicação, a exemplo do Projeto de Lei nº 84-11 (Senado Federal) e do Projeto de Regulamentação nº 68-11 (Câmara dos Deputados), os quais dispõem, em síntese, sobre a previsão constitucional de participação direta da população na iniciativa legislativa, utilizando-se da internet.
O artigo utiliza-se das técnicas bibli...





Documentos relacionados