Juventudes partidárias e mobilização cívica on-line: o caso das eleições presidenciais em portugal 2011 Reportar como inadecuado




Juventudes partidárias e mobilização cívica on-line: o caso das eleições presidenciais em portugal 2011 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Cultura 2012, 15 1

Autor: Flávia Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Santos, Flávia Juventudes partidárias e mobilização cívica on-line: o caso das eleições presidenciais em Portugal (2011) Sociedade e Cultura, vol.
15, núm.
1, enero-junio, 2012, pp.
39-50 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70324609005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5216-sec.v15i1.20671 Juventudes partidárias e mobilização cívica on-line: o caso das eleições presidenciais em Portugal (2011) Flávia Santos Doutoranda em Ciências da Comunicação e Sociologia (Universidade Nova de Lisboa) flavsantos@gmail.com Resumo A internet tem-se revelado para os mais jovens um espaço propício à mobilização e à socialização, permitindo integrar uma coletividade de pessoas jovens com propostas de articulações em comum.
Para muitos jovens portugueses conectados de alguma maneira à política, via partidos ou associações, os laços estruturados em redes sociais de amigos (e amigos de amigos) alargam-se cada vez mais e são mediados no âmbito das redes sociais on-line como o Facebook.
Este trabalho é resultado de um inquérito on-line aplicado a propósito das eleições presidenciais de 2011 em Portugal.
Foram inquiridos jovens inscritos em associações partidárias ( JSD e JP) e não partidária (MLS) com o objetivo de verificar os impactos que as mídias digitais, principalmente a internet, podem exercer na vida cívica dos jovens, de que maneira estes recursos são explorados e, efetivamente, se estes meios colaboram no incentivo à participação juvenil nas questões de relevância pública. Palavras-chave: jovens e polít...





Documentos relacionados