Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Cultura 2012, 15 1

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Editorial Sociedade e Cultura, vol.
15, núm.
1, enero-junio, 2012, p.
9 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70324609001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial O presente volume de Sociedade e Cultura tem por eixo uma oportuna reflexão sobre os impactos das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) nos processos culturais e políticos contemporâneos.
Neste campo, pesquisadores de diferentes matizes teóricas nas ciências sociais há algum tempo expandem seus programas de investigação, propondo temas e conceitos de relevância crescente para a compreensão das potencialidades renovadoras e das tensões produzidas em sua conjunção com as estruturas e símbolos hegemônicos nas sociedades modernas. Há um debate intenso sobre as possibilidades de análise e o alcance das NTICs na sociabilidade e demais processos sociais.
Nesse debate, enxerga-se na disseminação da revolução informacional uma das causas das macrorreestruturações em curso, consagrando as hipóteses da “sociedade em rede” e da “sociedade pós-industrial”.
A primeira não raro é citada como base para uma nova teoria da história, segundo a qual os fatores tecnológicos respondem pela definição das formações sociais.
Se é possível apontar aí um risco de deslize para a “falácia do determinismo tecnológico”, cabe também reconhecer que lidamos com controvérsias de magnitude e centralidade teóricas em graus difíceis de desprezar.
Apesar dos diferentes enfoques, emerge o consenso de que se ampliam as formas de realização da esfera públ...





Documentos relacionados