Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Cultura 2013, 16 2

Autor: A comissão editorial

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil A comissão editorial Editorial Sociedade e Cultura, vol.
16, núm.
2, julio-diciembre, 2013 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70332866001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial A revista Sociedade e Cultura publica, neste número, o dossiê “Educação em Direitos Humanos na América Latina”, fruto do V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos, realizado em 2013 na UFG.
Reunindo autores de cinco países (Costa Rica, Brasil, Argentina, Uruguai e México), o dossiê apresenta em seu conjunto um painel tanto dos problemas e avanços na trajetória da aplicação dos direitos humanos no continente quanto das estratégias postas em prática (e mesmo imaginadas) em torno da educação em (e-ou para) os Direitos Humanos. Os artigos do dossiê ajudam a entender esse momento bastante contraditório em que está a América Latina, no qual países avançam em ritmos diferentes (e em alguns casos mesmo retrocedem) na aplicação dos diversos acordos de Direitos Humanos. Compõem também o número, oito artigos livres com temas variados.
O artigo de Jussaramar da Silva discute, partindo dos acordos para a construção de Itaipu, a trajetória das doutrinas de segurança nacional no Brasil, em particular as noções difusas e problemáticas de “inimigo externo” e “inimigo interno”.
Solon Viola trata especialmente da história do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e de suas ações para a reorganização da sociedade civil regional, nacional e latino-americana.
Tatiana Sampaio de Souza discute um projeto específico...





Documentos relacionados