Sistemas, fluxos e abstrações: a comunicação sob o ‘long zoom’ de steven johnson Reportar como inadecuado




Sistemas, fluxos e abstrações: a comunicação sob o ‘long zoom’ de steven johnson - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2013, 36 2

Autor: Diego Franco Gonçales

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação ISSN: 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Franco Gonçales, Diego Sistemas, fluxos e abstrações: a Comunicação sob o ‘long zoom’ de Steven Johnson Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
36, núm.
2, julio-diciembre, 2013, pp. 41-60 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69831537003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Sistemas, fluxos e abstrações: a Comunicação sob o ‘long zoom’ de Steven Johnson Diego Franco Gonçales* Resumo Steven Johnson, apesar de ser referência na pesquisa sobre Comunicação Digital, aborda essa temática apenas de maneira tangencial na maior parte da sua produção bibliográfica: os livros de Johnson são, ao mesmo tempo, exemplos e defesas de uma proposta epistemológica que integra pensamento sistêmico e abordagem interdisciplinar à qual ele chama long zoom.
Esse artigo, por meio de uma revisão bibliográfica da obra de Johnson, tem como objetivo analisar a aplicação do long zoom na crítica da Comunicação de Massa, concluindo que, nessa perspectiva, ela emerge como um fenômeno cujo impacto social é mais bem compreendido se: a) abordado via abstração ao molde da Cibernética; b) focando-se nos modelos de fluxo de informação; e c) entendido como manifestação particular de fenômenos gerais. Palavras chave: Epistemologia da Comunicação.
Teorias da Comunicação.
Steven Johnson.
Long zoom.
Cibernética. Systems, flows and abstractions: the Communication under the Steven Johnson’s long zoom Abstract Steven...





Documentos relacionados