Marcas e vestígios de narrativas televisuais na abertura da telenovela o astro Reportar como inadecuado




Marcas e vestígios de narrativas televisuais na abertura da telenovela o astro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roberto Tietzmann ;IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2013, 36 1

Autor: Paula Regina Puhl

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação ISSN: 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Puhl, Paula Regina; Tietzmann, Roberto Marcas e vestígios de narrativas televisuais na abertura da telenovela O Astro Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
36, núm.
1, enero-junio, 2013, pp.
167186 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69831050009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Marcas e vestígios de narrativas televisuais na abertura da telenovela O Astro Paula Regina Puhl* Roberto Tietzmann** Resumo O artigo tem como temática o estudo das sequências de abertura de produções audiovisuais veiculadas na televisão que possuem mais de uma versão.
As aberturas introduzem a identidade visual do programa, funcionam como um contrato firmado com os espectadores ao dar crédito a elenco e equipe e interpretam visualmente temas da narrativa.
Como objeto foram escolhidas as aberturas da telenovela da TV Globo O Astro nas versões de 1977 e 2011.
O objetivo é comparar as duas aberturas por meio de uma análise exploratória a partir dos elementos visuais e da forma como esses se relacionam com a temática principal da narrativa.
Foi verificada a importância desse recurso televisual tanto para a apresentação da narrativa de ambas aberturas quanto a sua representatividade estética que é marcada pelo contexto histórico e tecnológico de produção e veiculação. Palavras chave: O Astro.
TV Globo.
Telenovela.
Abertura.
Remake. Marks and traces of televisual narratives in the opening titles of the soap opera O Astro Ab...





Documentos relacionados