A imprensa, o twitter e as eleições de 2010 no brasil Reportar como inadecuado




A imprensa, o twitter e as eleições de 2010 no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2013, 36 1

Autor: Eduardo Nunomura

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação ISSN: 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Nunomura, Eduardo A imprensa, o Twitter e as eleições de 2010 no Brasil Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
36, núm.
1, enero-junio, 2013, pp.
103126 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69831050006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A imprensa, o Twitter e as eleições de 2010 no Brasil Eduardo Nunomura* Resumo Este trabalho examina o noticiário político e o Twitter.
A investigação discute se o Twitter refletiu o agendamento proposto pelos meios de Comunicação de Massa ou se seus usuários procuraram se manifestar de forma distinta sem se submeter ao discurso da imprensa tradicional durante o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil em 2010.
Ao analisar a frequência com que a campanha eleitoral atingiu o status de trending topics, constatou-se que de cada dez tópicos populares, três eram ligados ao pleito, com mais da metade das manifestações favoráveis à candidata Dilma Rousseff.
Ao confrontar esses dados com o noticiário publicado em dois veículos de circulação nacional, descobriu-se que houve discrepâncias entre o discurso da mídia e o tipo de abordagem dos assuntos que acabavam por se tornar populares na rede social. Palavras chave: Política.
Eleições.
Twitter.
Agenda setting.
Mídia. Media, Twitter and 2010 elections in Brazil Abstract This paper examines the political news and Twitter.
The research discusses if Twitter reflected the agenda proposed by the Mass Media or if y...





Documentos relacionados