Testemunho de cidadãos e a prática jornalística em situações de crise Reportar como inadecuado




Testemunho de cidadãos e a prática jornalística em situações de crise - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2014, 37 2

Autor: Ricardo Henrique Almeida Dias

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação ISSN: 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Almeida Dias, Ricardo Henrique Testemunho de cidadãos e a prática jornalística em situações de crise Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
37, núm.
2, juliodiciembre, 2014, pp.
354-356 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69832559018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Testemunho de cidadãos e a prática jornalística em situações de crise DOI 10.1590-1809-5844 201417 Ricardo Henrique Almeida Dias* ALLAN, Stuart.
Citizen witnessing: revisioning journalism in times of crisis.
Cambridge: Polity Press, 2013.
253p. P rofessor e pesquisador da Universidade de Bournemouth – Reino Unido, Stuart Allan em seu mais recente livro intitulado Citizen Witnessing: Revisioning Journalism in Times of Crisis da série Key Concepts in Journalism (Cidadão testemunhante: revendo o Jornalismo em tempos de crise, da série Conceitos chave em jornalismo, sem tradução para o português) discute a contribuição cada vez maior de cidadãos comuns no universo noticioso.
Ele apresenta o conceito de “cidadão testemunhante”, focando nas ações espontâneas de pessoas comuns que se sentem compelidas a participar da elaboração de notícias quando pegas em eventos de crise.
Ao darem testemunho daquilo que veem, elas se envolvem em formas únicas na atividade jornalística, produzindo notícias em primeira mão por meio de relatos de testemunhas oculares, imagens em vídeo, fotografias digitais, tweets, postagens em blogs, * Jornal...





Documentos relacionados