A personagem adolescente como protagonista em quatro filmes brasileiros contemporâneos Reportar como inadecuado




A personagem adolescente como protagonista em quatro filmes brasileiros contemporâneos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roberto Elísio dos Santos ; Herom Vargas ;IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2014, 37 2

Autor: João Batista Freitas Cardoso

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Batista Freitas Cardoso, João; dos Santos, Roberto Elísio; Vargas, Herom A personagem adolescente como protagonista em quatro filmes brasileiros contemporâneos Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
37, núm.
2, julio-diciembre, 2014, pp.
263-283 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69832559013 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, ISSN (Versão impressa): 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto A personagem adolescente como protagonista em quatro filmes brasileiros contemporâneos* DOI 10.1590-1809-5844 201412 João Batista Freitas Cardoso** Roberto Elísio dos Santos*** Herom Vargas**** Resumo Com o objetivo de estudar a representação do adolescente no Cinema brasileiro em quatro filmes recentes, esta pesquisa teve como base a análise de conteúdo de viés qualitativo para realizar a análise dos signos visuais e sonoros. Após histórico da presença do jovem na tela, são feitas análises sobre as temáticas, a direção de arte e a trilha sonora nos filmes Antes que o mundo acabe (Ana Luiza Azevedo, 2009), Sonhos roubados (Sandra Werneck, 2009), Os famosos e os duendes da morte (Esmir Filho, 2009) e As melhores coisas do mundo (Laís Bodanzky, 2010). Nesses filmes, as diferenças regionais e sociais possibilitam perceber uma rica pluralidade de representações da juventude brasileira. Palavras chave: Cinema brasileiro.
Adolescente.
Narrativa.
Direção de arte. Trilha sonora. Este artigo é uma versão expandida do texto apresentado no congr...





Documentos relacionados