A invenção dos tweens: juventude, cultura e mídia Reportar como inadecuado




A invenção dos tweens: juventude, cultura e mídia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2014, 37 2

Autor: Renata Tomaz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Tomaz, Renata A invenção dos tweens: juventude, cultura e mídia Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
37, núm.
2, julio-diciembre, 2014, pp.
177-202 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69832559009 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, ISSN (Versão impressa): 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto A invenção dos tweens: juventude, cultura e mídia DOI 10.1590-1809-5844 20148 Renata Tomaz* Resumo Na primeira década deste século, uma profusão de discursos midiáticos, no contexto brasileiro, celebrava a imagem de crianças sabidas que consomem “feito gente grande” e abastecem os adultos de conhecimento tecnológico.
Este é o ponto de partida para investigar a criação recente dos tweens, meninos e meninas entre a infância e a adolescência, desnaturalizando essa suposta fase da vida e apresentando uma gênese desse sujeito pré-adolescente, a partir das condições de possibilidade de sua emergência, no âmbito de uma cultura juvenilizada.
Com base em pesquisa bibliográfica e a partir da compreensão foucaultiana de subjetividade, o artigo sublinha argumentos que vinculam as transformações na concepção do indivíduo moderno ao surgimento de novas tecnologias de subjetivação na contemporaneidade, articulando-as aos discursos midiáticos constituintes dos tweens.
Tais processos comunicacionais conferem voz às crianças, colaborando, assim, para a construção social de sua autonomia. Palavras chave: Tweens.
Pré-adolescentes. Auton...





Documentos relacionados