A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de história Reportar como inadecuado




A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de história - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rosilda Martins Baron ; Teresa Jussara Luporini ;Olhar de Professor 2001, 4 1

Autor: Mariná Ribas Holzmann

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Ribas Holzmann, Mariná; Martins Baron, Rosilda; Luporini, Teresa Jussara A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História Olhar de Professor, vol.
4, núm.
1, 2001, pp.
79-92 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68440107 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História The continuous education process as a possibility for the affirmation of History teachers Mariná Holzmann Ribas1 Rosilda Baron Martins1 Teresa Jussara Luporini1 RESUMO O presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber.
Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua.
Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos profess...





Documentos relacionados