O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor Reportar como inadecuado




O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Renata Lindemann Hemandez ;Olhar de Professor 2003, 6 1

Autor: Maria Galiazzi do Carmo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Galiazzi do Carmo, Maria; Lindemann Hemandez, Renata O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor Olhar de Professor, vol.
6, núm.
1, 2003, pp.
135-150 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68460110 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor Diary of apprenticeship: from the reflection through writing to the learning about being a teacher Maria do Carmo Galiazzi1 Renata Hemandez Lindemann2 RESUMO Neste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula.
Apresentamos os resultados da análise de um diário de estágio, em que estagiária e professores da Universidade e da escola fizeram registros das aulas, das observações, das situações vivenciadas dentro e fora da sala de aula, responderam, questionaram e refletiram sobre as ações desenvolvidas durante o estágio.
O diário em análise se caracterizou por: ser ambiente de expressão e questionamento das teorias curriculares pessoais; possibilitar construir e avaliar a proposta de estágio enquanto processo em curso; favorecer a discussão e explicitação de teorias, atitudes, normas, valores e sentimentos. Os resultados permitem propor o diário de estágio como meio de intensificar o diálogo entre os formadores e alunos; de ampliar o conhecimento sobre a escola; de tomar essa vivência um movimento de explicitação e enriq...





Documentos relacionados