A pbl na universidade de newcastle: um modelo para o ensino de engenharia no brasil? Reportar como inadecuado




A pbl na universidade de newcastle: um modelo para o ensino de engenharia no brasil? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria da Graça Mizukami Nicoletti ;Olhar de Professor 2004, 7 1

Autor: Luis Roberto Ribeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Ribeiro, Luis Roberto; Mizukami Nicoletti, Maria da Graça A PBL na Universidade de Newcastle: Um Modelo para o Ensino de Engenharia no Brasil? Olhar de Professor, vol.
7, núm.
1, 2004, pp.
133-146 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68470110 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A PBL na Universidade de Newcastle: Um Modelo para o Ensino de Engenharia no Brasil?1 PBL At The University Of Newcastle: A Model For Engineering Education In Brazil? Luis Roberto RIBEIRO* Maria da Graça N.
MIZUKAMI** RESUMO Diferentemente dos métodos convencionais que colocam problemas de aplicação ao final da apresentação de um conteúdo, a Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-based Learning) é um método instrucional que usa um problema para iniciar, motivar e focar a aquisição de conhecimentos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais.
Este trabalho descreve e analisa a utilização da PBL na Escola de Arquitetura da Universidade de Newcastle (Austrália) e reflete sobre a viabilidade de utilização desse modelo no ensino de engenharia no Brasil.
Os dados deste trabalho derivam de observação participante de um ciclo completo do método, de entrevistas não estruturadas e da análise de material produzido pela escola e pelos alunos.
Os resultados sugerem ser viável a implementação de tal modelo em nossos currículos de engenharia, desde que as especificidades dessa área de conhecimento e dos diferentes contextos educacionais e institucionais sejam consideradas. Palavras-chave: PBL -...





Documentos relacionados