Menino ou menina? gênero e desenvolvimento infantil Reportar como inadecuado




Menino ou menina? gênero e desenvolvimento infantil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Olhar de Professor 2004, 7 1

Autor: Marcus Aurélio Manhães Ribeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Manhães Ribeiro, Marcus Aurélio Menino ou Menina? Gênero e Desenvolvimento Infantil Olhar de Professor, vol.
7, núm.
1, 2004, pp.
85-101 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68470107 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Menino ou Menina? Gênero e Desenvolvimento Infantil1 Boy or Girl? Gender and Child Development Marcus Aurélio Ribeiro MANHÃES* RESUMO Objetiva-se, por meio da pesquisa, identificar a importância das relações de gênero no desenvolvimento infantil.
Numa pequena cidade do sertão pernambucano, busca-se a livre expressão de crianças no contexto social mais amplo, extrapolando-se os limites do lar e das relações parentais.
Quanto aos subsídios teóricos do trabalho, articulam-se estudos de gênero - diferenciados de sexo - especialmente os de Nancy Chodorow com a teoria de desenvolvimento infantil freudiana.
Na pesquisa, inserida na metodologia qualitativa, usamse estratégias de filmagens, entrevistas e interações sociais espontâneas como meios de acessar crianças, entre 2 e 7 anos de idade, em suas atividades cotidianas de brincadeiras de rua ou em situações educacionais de creches e escolas.
Norteia-se a elaboração dos dados coletados pela leitura pontual das filmagens, em cuja organização consideram-se idade, gênero e as interações entre meninos e meninas.
Como resultados, identifica-se e confirmase a diferenciação de comportamento entre os gêneros, a qual é caracterizada de acordo com a idade dos envolvidos, e constata-se que essa diferenciação pode ser estimulada por alguns v...





Documentos relacionados