A linguagem e os processos de enunciação, dialogismo e polifonia Reportar como inadecuado




A linguagem e os processos de enunciação, dialogismo e polifonia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Olhar de Professor 2004, 7 1

Autor: Maria Beatriz Ferreira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Ferreira, Maria Beatriz A Linguagem e os Processos de Enunciação, Dialogismo e Polifonia Olhar de Professor, vol.
7, núm.
1, 2004, pp.
67-75 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68470105 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Linguagem e os Processos de Enunciação, Dialogismo e Polifonia The Language And The Process Of Enunciating, Dialogism And Polyphony Maria Beatriz FERREIRA* RESUMO Por meio deste texto, que resulta de pesquisa bibliográfica, objetiva-se compartilhar reflexões sobre a linguagem, à luz de pressupostos teóricos do filólogo russo Mikail Bakhtin.
Nele são indicados e explicitados os conceitos de linguagem, enunciação, dialogismo e polifonia, os quais precisam ser conhecidos e articulados à prática dos professores de Língua Portuguesa, uma vez que constituem categorias básicas da epistemologia bakhtiniana, presente na concepção sociointeracionista de linguagem e na teoria da enunciação.
Por conseguinte, a língua é assumida nos processos enunciativos como forma de interação, em sua dimensão dialógica, interlocutiva.
Pode-se constatar, também, que o dialogismo - conceito que permeia toda a obra do autor - pode acontecer entre sujeitos ou entre textos.
Neste caso, manifesta-se por meio da pluralidade de vozes, a chamada polifonia, fenômeno observado nos diversos discursos ou textos que, social e historicamente, constituem a comunicação cotidiana. Palavras-chave: linguagem – enunciação – dialogismo – polifonia-intertextualidade. ABSTRACT The aim through this text is to share r...





Documentos relacionados